Carmo & Cerqueira integra Listing Sponsor da Alternext

A Carmo & Cerqueira foi esta semana acreditada pela Euronext Lisbon comoListing Sponsor do Alternext, um mercado regulado (um mercado organizado) e desenvolvido pela Euronext especificamente concebido para PME, em particular start-ups e empresas gazela, comportando requisitos de informação mais adequadas às empresas de menor dimensão, sem prejuízo da proteção e transparência exigida pelos investidores.

Em Portugal existem 16 empresas com a acreditação de Listing Sponsor, a maioria composta por bancos de investimento ou sucursais de empresas multinacionais. A Carmo & Cerqueira é, deste modo, uma das poucas empresas portuguesas a obter esta acreditação que resulta, essencialmente, da experiência curricular comprovada em operações em bolsa dos seus acionistas.

 

Alternext

Criado em 2005, o Alternext conta atualmente com “mais de 190 empresas cotadas, em Paris, Bruxelas, Amesterdão e Lisboa”, sendo que apenas duas empresas portuguesas marcam presença neste “mercado bolsista à medida das pequenas e médias empresas”.

No Alternext, as empresas terão de levar a cabo uma dispersão de capital a partir de 2,5 milhões de euros, com um mínimo de três acionistas, apresentar contas certificadas dos últimos dois exercícios e estabelecer parceria com um “Listing Sponsor” que assume assim um papel de conselheiro que, para além de preparar a sociedade para entrar em bolsa, presta assessoria à empresa relativamente às suas principais obrigações de informações e publicações financeiras.

Vantagens do Alternext

  • Especificamente concebido à medida das PME;
  • Sistema de negociação multilateral;
  • Mercado organizado mas não regulamentado; (Sistema de Negociação Multilateral)
  • Acesso simplificado e de baixo custo de financiamento pelo mercado de capitais;
  • Exigências de informação adequadas e adaptadas às empresas de menor dimensão;
  • Proteção e transparência para os investidores.
Sobre a Carmo & Cerqueira
José Davide Cerqueira é economista e Revisor Oficial de Contas, trabalhou na PwC tendo participado em vários processos de Fusão e Aquisição, Due Diligence e, entre outras operações, na colocação em bolsa da Sociedade Cabo Verdiana de Tabaco.

José Carmo é também economista, pós graduado em Análise Financeira, e Revisor Oficial de Contas. Iniciou a sua carreira na PwC, passando depois pela Sonaecom onde, entre outras funções era responsável pela preparação da informação reportada trimestralmente à CMVM, tendo ainda participado em diversas operações de M&A e de colocação de ativos em bolsa ou em mercado secundário. Nos últimos dois anos foi assessor económico de António Pires de Lima, acompanhando os diversos dossiers de privatização levados a cabo pelo XIX Governo Constitucional.

Posted in Uncategorized.